17.9.06

Aspirina WTC

Caros amigos e visitantes, antes algumas palavras sobre o blog.

Primeiramente, muito obrigado pelos comentários, todos são bem vindos e acredito agora que mais pessoas poderão dar sua opinião sobre o que está escrito aqui semanalmente, espero que consiga criar indagações aos visitantes, pois esse é um dos objetivos do blog.

Logo o Blog terá mais um participante, um grande amigo e Arquiteto formado pela Estácio de Sá, Clovis Moutinho, que criará posts relativos a construção e a Arquitetura no Rio de Janeiro entre outras coisas.


...

Imaginem...

Um Arquiteto com uma dor de cabeça absurda, vai até uma farmácia atrás do balcão e começa o dialogo:

FARMACEUTICO Está com dor de cabeça?
ARQUITETO Muita
FM qual é a sua profissão?
ARQ Sou Arquiteto
FM Ahhh sim..... O nível da dor é Daniel Libeskind ou é Minoru Yamasaki?
ARQ Tsc, acho que tá mais pra Libeskind..
FM Ok tenho o remédio certo....

Estranho o dialogo não? Mas se a dor de cabeça pudesse ser quantificável e comparável, com certeza esses dois tipos estariam como padrão mundial e quase como se fosse remédio tarja preta. Mas por que isso? Porque o destino quis ligar esses dois Arquitetos de uma forma inglória (???), um pela construção e o outro pela não construção de um projeto específico.

Minoru Yamasaki, 1912-1986, estudou na Universidade de Washington se graduando em 1934, e na época pós-depressão se mudou para Nova Iorque, conseguiu muito sucesso nos anos 50, em 1951 projetou o conjunto residencial de Pruitt-Igoe em St. Louis, Missouri. Edificação considerada um dos grandes fracassos de indústria imobiliária americana, alguns dos motivos, segregação racial, blocos para negros outro para brancos, construído em uma área desvalorizada da cidade, porém perto do centro. Prédio inaugurado 5 anos depois logo ficou totalmente vandalizado e violento, culminando assim em sua demolição no dia 16 de Março de 1972. Esse evento foi marcado em livros de história como o fim da Arquitetura Moderna, visto que as edificações tinham estilo arquitetônico moderno, gerando assim a data do nascimento do Pós-Modernismo.

No período de 1965 a 1973 houve o projeto e a construção do World Trade Center, na sua época o maior centro comercial do mundo, no coração de Nova Iorque, quando inaugurado, muitos não gostaram mas passou a fazer parte da cidade, porém não dando lucro nenhum no começo, somente nos anos 80 ele passou a abrigar empresas de todo o mundo, antes a Captania dos portos americana ocupava vários andares. Depois do fracasso imobiliário até o status de ícone de NI as torres gêmeas passaram por um equilibrista, incêndios e até um atentado a bomba, porém em 11 de setembro houve o maior ataque terrorista da história e 2749 pessoas morreram no ataque. As torres cairam e abalaram a estrutura de vários edificios ao redor, parou a cidade por meses, hoje ela mostra que ainda está viva...

O segundo personagem da História é Daniel Libeskind, nascido em Lódz, Polônia, desde pequeno morando nos EUA, Arquiteto formado pela Cooper Union para Estudos Avançados da Ciência e Arte, adquirindo pós-graduação na Universidade Essex em História e Teoria da Arquitetura. Com muitos projetos famosos já era considerado um participante do Star System, como Sir Norman Foster, Sir Richard Rogers, entre outros. Com a destruição do WTC era questão de tempo até uma posição sobre a reconstrução, então o governo americano, junto com a Lower Manhattan City Development e os incorporadoes criaram um concurso para decidir qual edificação seria construída. DL ganhou o projeto com o tema "The gardens in the sky", respeitando a sombra que as antigas torres faziam na exata hora do atentado e um projeto com ar de emoção, foi escolhido para ser construído.

Aqui a vida desses dois Arquitetos convergem, no terreno em questão, MY o construiu e não viu sua destruição e DL ganhou o concurso e não vai ver seu prédio construído, pelo menos a implantação estará lá, mas mais nada além disso, como já discuti em meu antigo blog, é triste ver um Arquiteto ganhar um concurso de grande importância e saber que seu projeto vai ser modificado, mas pior ainda é saber que TODO o projeto foi mudado deixando apenas a implantação e o Skyline vencedor.

S.O.M escritório que participou do concurso em questão é experiente em contruções de grandes prédios foi escolhido para "compatibilizar" as torres para que ficassem mais rentáveis, quando o design foi apresentado em NI ano passado, ficava claro pelas fotos da revista Architectural Record, não me lembro o número, que ele estava insatisfeito com a mudança que descaracterizou totalmente o prédio vencedor, gerando uma grande dúvida para a realização do edifício, hoje é dia a Freedom Tower é atribuída ao S.O.M.

Mas isso são águas passadas e hoje um asunto mais atual está em voga, que são os projetos "secundários" do WTC, que tem uma estação de metrô por Santiago Calatrava, e as torres 2,3 e 4, pelos Arquitetos Sir Norman Foster, Sir Richard Rogers e Fumihiko Maki. Projetos que na minha opinião e de alguns veículos da imprensa classificam como eleitoreiro, pois o autal prefeito de NI está em baixa com a população, aumentando a pressão popular para que se tampe logo a cicatriz física na cidade. A apresentação foi feita dia 8 de setembro e está envolto de grande ceticismo pois quase 2 anos depois do concurso a Freedom Tower não tem previsão de quando ou se vai ser construída, então como se apresenta 3 prédios de Arquitetos tão renomados sem uma previsão concreta de qualquer coisa?

O atentado foi em 2001 e diziam que cheiro de queimado perdurou por meses em Manhattan, mas em 2 anos tudo foi retirado, a estação e metro voltou a funcionar, e a população está aos poucos voltando a rotina, mas depois de tanto tempo, porque ainda não tem uma data concreta? Ou o design final? Ele será rentável? E será que os incoporadores poderão aguentar outros anos de esvaziamento do prédio antes dele realmente cumprir o nome que possui?

Acredito que ainda muito será dito e estaremos presenciando uma das grandes mudanças na história, assim como seu prodecessor, este novo WTC vai marcar uma era que ainda não a nomeamos, mas que com certeza será o ícone que perdurará por muito tempo.

...nerd area....

Neste post apenas o link do wikipédia aqui com falando sobre a Freedom Tower com links interessantes sobre o atentado e até outras pessoas discutindo sobre o fato, porém vale o destaque para o link que dois famosos comentaristas americanos discutem sobre a demora da construção do WTC. (????)

então é isso amigos, até semana q vem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola galera,
Sou Marcos e estou no primeiro periodo de arquitetura da Universidade Estácio de Sá.
Não conheço muita coisa ainda, por isso, por enquanto, falarei em termos gerais.


pelo q parece, pelo q entendi do texto, não é somente nós que temos dificuldades em relação a modificação de projetos quando se trata de utilidade pública.
isso realmente faz com que qualquer profissional em qualquer área se desestimule a fazer projetos realmente interessantes.

Abraços Pablo.